(51) 3361-6017 - (51) 3019-6017 titton@titton.com.br

Assessoria Tributária e Fiscal

A assessoria fiscal e tributária é um serviço prestado por profissionais da área contábil e fiscal responsáveis por gerenciar os procedimentos internos da empresa na apuração e recolhimento de impostos e registros fiscais nos âmbitos municipal, estadual e federal, dependendo do local e segmento de atuação da empresa. Quer saber com mais detalhes? Continue a leitura!

Assessoria Fiscal e Tributária Titton

A Titton Assessoria é um escritório de contabilidade registrado no CRC/RS sob nº 3.571, atuante no mercado desde 1996. A empresa tem como foco a prestação de serviços nas seguintes áreas: contábil, fiscal, tributária, de pessoal, administrativa e societária.

Sua carteira de clientes é composta especialmente por pequenas e médias empresas de diversos segmentos. A Titton Assessoria conta com profissionais qualificados, comprometidos com os trabalhos propostos e acima de tudo, idôneos e íntegros. O maior objetivo da empresa é atender os clientes com seriedade e eficiência.

Essa trajetória que já ultrapassa os 22 anos no mercado é o que norteia e qualidade os serviços prestados, comprometendo-se sempre com o crescimento e lucratividade das empresas.

Para que serve o serviço de Assessoria Tributária e Fiscal

Os serviços da Assessoria Fiscal e Tributária servem para realizar a apuração de impostos e registros fiscais de uma empresa, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, tudo de acordo com o local e segmento de atuação da empresa em questão.

Além da apuração e administração, a Assessoria Fiscal e Tributária pode ficar responsável também por assumir um papel mais estratégico frente ao negócio. Isso acontece a partir do momento em que a assessoria começa a assistir, acompanhar e orientar a empresa sobre questões relacionadas a um melhor posicionamento tributário e fiscal ou ainda sobre impostos incidentes em relações trabalhistas e comerciais.

A Assessoria Tributária e Fiscal é um serviço imprescindível às empresas, independente do porte ou segmento de atuação. Isso porque independente do enquadramento — lucro presumido, simples ou real — todas as empresas necessitam apurar e gerenciar impostos e tributos.

Vale ressaltar também que o Brasil é um dos países que possui uma das mais complexas realidades tributárias, levando as empresas a arcarem com inúmeros tributos como impostos, taxas e contribuições.

Além disso, o não pagamento, omissão de informações ou envio incorreto relacionados aos tributos podem acarretar multas e muitas dores de cabeça às empresas.

Por isso, conhecer essas variáveis e entender como as mesmas podem impactar diretamente nas operações, na produção, na prestação de serviços ou na contratação e manutenção de profissionais é fundamental para determinar a viabilidade do negócio e como isso poder interferir na lucratividade da empresa.

A Assessoria Tributária e Fiscal torna-se essencial para que a empresa gerencie da melhor forma os processos relacionados a tributos que incidem no negócio, para que, a partir dessas informações, seja possível planejar e determinar a melhor estratégia para a empresa.

Como funciona uma Assessoria Tributária e Fiscal?

Além do trabalho sério realizado pela Assessoria Tributária e Fiscal de apuração e gerenciamento de tributos somado com o papel estratégico que a assessoria adota para o melhor enquadramento fiscal, tributário e impostos incidentes nos processos internos, é necessário também colaboração por parte da empresa cliente.

Dessa forma, os bons resultados de uma assessoria só serão alcançados se a empresa cliente também alimentar o processo com informações. Logo, somente com parceria e comunicação entre ambas as partes é que os resultados esperados serão alcançados.

Veja como o cliente pode ajudar

Conforme citado, os bons resultados só virão se o cliente alimentar o processo com informações. Por isso, veja abaixo algumas ações que podem ajudar a Assessoria Tributária e Fiscal:

  • Manter sempre organizada toda a documentação financeira e fiscal da empresa;
  • Administrar o pagamento de tributos, taxas e impostos e manter o controle da documentação que comprove esses pagamentos, como recibos e comprovantes;
  • Repassar informações e documentações necessárias à Assessoria Tributária e Fiscal regularmente;
  • Manter a assessoria sempre informada sobre qualquer problema, assim como alterações que sejam relevantes para o negócio, como novos produtos/serviços, aquisição de patrimônios, novos investimentos, e etc.

Veja o que a Assessoria Tributária e Fiscal pode fazer

Tendo acesso às documentações e informações fornecidas pela empresa a Assessoria Tributária e Fiscal poderá:

  • Assessorar a empresa por completo e orientá-la sobre como definir o melhor planejamento tributário e fiscal;
  • Manter em dia o recolhimento de impostos assim como a escrituração da empresa;
  • Manter todos os registros e documentações atualizados e regularizados no sistema tributário e fiscal e também junto aos órgãos competentes, deixando a empresa em dia com as suas obrigações tributárias e fiscais;
  • Manter a empresa sempre atualizada sobre possíveis modificações na legislação tributária e fiscal, alterações essas que podem gerar mudanças e/ou impactos ao negócio;
  • Prevenir penalidades ou multas provenientes da omissão ou envio incorreto de informações, não pagamento ou atraso de impostos e contribuições e taxas;
  • Fornecer à empresa informações precisas que auxiliarão na tomada de decisões estratégicas.

Por que ter uma Assessoria Tributária e Fiscal para a sua empresa?

Através da elisão fiscal é possível reduzir impostos de forma legal, evitando a evasão. Para tanto, é necessário estar em dia com as obrigações tributárias e fiscais, questão essencial para manter a viabilidade do negócio.

Isso porque a omissão e envio incorreto de informações, falta de pagamentos ou atraso de impostos, contribuições ou taxas são capazes de gerar penalidades e multas à empresa e até mesmo, comprometer sua idoneidade e saúde financeira.

Pensando em tudo isso, a Assessoria Tributária e Fiscal é importante para pequenas, médias e grandes empresas de qualquer segmento.

Afinal, a assessoria ajudará a empresa a conhecer e ficar atualizada sobre a realidade tributária do país, que, diga-se de passagem, é bastante complexa, e também orientará a empresa para que a mesma esteja sempre em dia com as suas obrigações tributárias e fiscais.

Além disso, a Assessoria Tributária e Fiscal também ajudará a empresa a criar um estratégico planejamento tributário e fiscal, de modo que torne o negócio viável e competitivo para o mercado, resguardando a empresa quanto a riscos, desvios e até mesmo, crimes tributários.

O que faz uma Assessoria Fiscal

Veja abaixo as atividades mais comuns que são realizadas pela Assessoria Fiscal:

  • Acompanhamento da legislação tributária;
  • Análise de dados cadastrais de fornecedores junto ao Fisco;
  • Apuração do ICMSICMS-STIPIISS;
  • Auxílio para a determinação de classificação fiscal de novos produtos comercializados;
  • Entrega de obrigações como Dime e Sped Fiscal;
  • Escrituração Fiscal;
  • Conferência das documentações fiscais, lançamentos fiscais sobre entradas e saídas, emissão de notas fiscais de devolução e remessa para industrialização e concerto.

O que faz uma Assessoria Tributária

Agora veja também quais são as atividades realizadas pela Assessoria Tributária:

  • Escrituração fiscal das atividades relacionadas à empresa;
  • Apuração de tributos e preenchimento de guias de pagamento;
  • Controle de prazos de pagamentos;
  • Efetuação e entrega de obrigações acessórias;
  • Assessoria em relação à apuração e registro do lucro tributário;
  • Assessoria no registro contábil das provisões tributárias;
  • Estudo de alternativas para redução de carga fiscal.

Basicamente, a parte fiscal lida diretamente com atividades operacionais do cumprimento das obrigações do Fisco enquanto que o setor tributário assume diretamente as atividades estratégicas do negócio, elaborando maneiras de obter benefícios fiscais, redução de custos e compensação de créditos de impostos.

Contar com os serviços de Assessoria Fiscal e Tributária garante à sua empresa regularidade na apuração e gerenciamento de impostos e registros fiscais.

Essas questões podem impactar diretamente na competitividade e lucratividade do negócio, por isso, contar com uma Assessoria Fiscal e Tributária é garantir que as informações e documentações sejam analisadas com muito critério por quem realmente é qualificado e entende do assunto, garantindo melhores resultados para a empresa como um todo.

Serviços Fiscal e Tributário da Titton

  • It Planejamento Tributário.
  • Fusão, Cisão e Incorporação de Empresas.
  • Transformação de Tipo Jurídico.
  • Holdings.
  • Concordatas.
  • Falências.
  • Mediação em Litígios Societários.
  • Assessoria Fiscal.
  • Assessoria Tributária.

Interessado pelos serviços de Assessoria Fiscal e Tributária? Entre em contato agora mesmo com os profissionais da Titton e comece a traçar a estratégia certa para sua empresa!

A Titton Assessoria, escritório contábil registrado no CRC/RS sob nº 3.571, atuando no mercado desde 1996, é uma empresa que tem como foco a prestação de serviços na área contábil, fiscal, tributária, de pessoal, societária e administrativa.

Informações

Rua Aparício Mariense, 91
Sala 202, Porto Alegre/RS

(51) 3361-6017
(51) 3019-6017

titton@titton.com.br

Horários de Atendimento

08:30 às 18:00

Missão

Oferecer serviços na área contábil que satisfaçam as expectativas do cliente, assegurando a plena confiança.